Acne
A acne consiste de cravos (comedões), espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). Nas moças, a acne é mais frequente dos 14 aos 17 anos. Nos rapazes, pode se iniciar um pouco mais tarde, com maior frequência entre os 16 e 19 anos.
A acne geralmente se resolve espontaneamente na vida adulta, mas há exceções (1% da população masculina e 5% da feminina). A acne aparece com maior frequência no rosto, peito e dorso, onde o número de glândulas sebáceas é maior. A acne pode apresentar graus variados, com maior ou menor inflamação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e cicatrizes.
Tratamento da acne:
A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas devem ser evitados, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista. A acne tratada de forma adequada e a tempo, não evolui para cicatrizes.
Orientações Gerais:
• Use o sabonete indicado para sua pele para lavar o rosto duas vezes ao dia e enxague com água fria ou morna. Não use água quente. Há vários sabonetes recomendados para o controle da oleosidade.
• Evite usar esfoliantes abrasivos se estiver em tratamento com medicamentos esfoliantes.
• Enxague bem.
• Cuidado! Produtos com peróxido de benzoíla podem tirar a cor de toalhas ou roupas se não enxaguar bem.
• Se você tem pele mista deve tomar cuidado ao escolher o sabonete. Use os sabonetes mais suaves ou use loções de limpeza sem sabão para não ressecar demais a área de pele mais seca.
• Use hidratantes, maquiagem e filtros solares que apresentam no rótulo ‘não-comedogênico’ ou ‘não oleoso’.
• Dependendo do medicamento prescrito para tratamento da acne o uso concomitante de filtro solar é obrigatório.
• Cuidado com produtos usados nos cabelos, como shampoo, condicionador, spray de cabelo, gel para cabelo, que podem causar acne comedoniana (“cravos”). Se estes produtos entrarem em contato com a pele podem obstruir os poros, levando a acne na fronte, lateral do rosto e pescoço (cabelo comprido). Produtos que contêm óleo para dar brilho aos cabelos ou para hidratar o cabelo podem causar este tipo de acne. Deve-se enxaguar bem o cabelo no chuveiro e depois lavar o rosto no lavatório com água fria ou morna.
Quando o dermatologista prescrever medicamentos à base de retinoides alguns cuidados são necessários:
• Retinoides tópicos podem causar inicialmente uma “irritação” da pele (vermelhidão, descamação ou ardência) e algumas estratégias são necessárias para reduzir a “irritação”.
• Iniciar passando o medicamento duas vezes por semana e depois aumentar a frequência gradativamente à medida que a pele vai adquirindo tolerância. Pode-se aumentar um dia a cada semana, pois a irritação pode ocorrer somente depois de • vários dias de uso.
• Use o medicamento sempre à noite.
Como aplicar:
- Usar água fria ou morna para lavar o rosto. Não use água quente.
- Use sempre o sabonete ou loção de limpeza que foi prescrito pelo dermatologista e não esfregue a pele ao enxugar com a toalha.
- Cuidado com a quantidade de medicamento. Geralmente a quantidade do tamanho de uma ervilha é suficiente para aplicar no rosto todo. Evite a área próxima aos olhos e próximo à boca, pois pode causar “irritação” ou descamação nestas áreas.
- Não esfregue o medicamento na pele, passe o medicamento suavemente.
- Sempre entre em contato com o dermatologista se apresentar irritação ou ardência. Se apresentar só ressecamento leve reduza a frequência de uso e passe um hidratante não-comedogênico. Se a irritação é moderada ou intensa suspenda o uso do medicamento e entre em contato com o dermatologista. Só volte a usar o medicamento com a orientação do dermatologista.
- Evite adstringentes ou produtos abrasivos.
Medicamentos a base de retinoides aumentam a sensibilidade ao sol e devem ser associados ao uso de filtros solares não-comedogênicos.
Medicamentos retinoides não devem ser usados durante a gravidez. Consulte seu dermatologista ou obstetra se você estiver planejando engravidar.