Menu  

Área Restrita

Esqueceu a Senha?

Acne


A acne consiste de cravos (comedões), espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).  Nas moças, a acne é mais frequente dos 14 aos 17 anos. Nos rapazes, pode se iniciar um pouco mais tarde, com maior frequência entre os 16 e 19 anos.

A acne geralmente se resolve espontaneamente na vida adulta, mas há exceções (1% da população masculina e 5% da feminina). A acne aparece com maior frequência no rosto, peito e dorso, onde o número de glândulas sebáceas é maior. A acne pode apresentar graus variados, com maior ou menor inflamação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e cicatrizes.

Tratamento da acne:

A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas devem ser evitados, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista. A acne tratada de forma adequada e a tempo, não evolui para cicatrizes.

Orientações Gerais:

• Use o sabonete indicado para sua pele para lavar o rosto duas vezes ao dia e enxague com água fria ou morna. Não use água quente. Há vários sabonetes recomendados para o controle da oleosidade.

• Evite usar esfoliantes abrasivos se estiver em tratamento com medicamentos esfoliantes.

• Enxague bem.

• Cuidado! Produtos com peróxido de benzoíla podem tirar a cor de toalhas ou roupas se não enxaguar bem.

• Se você tem pele mista deve tomar cuidado ao escolher o sabonete. Use os sabonetes mais suaves ou use loções de limpeza sem sabão para não ressecar demais a área de pele mais seca.

• Use hidratantes, maquiagem e filtros solares que apresentam no rótulo ‘não-comedogênico’ ou ‘não oleoso’.

• Dependendo do medicamento prescrito para tratamento da acne o uso concomitante de filtro solar é obrigatório.

• Cuidado com produtos usados nos cabelos, como shampoo, condicionador, spray de cabelo, gel para cabelo, que podem causar acne comedoniana (“cravos”). Se estes produtos entrarem em contato com a pele podem obstruir os poros, levando a acne na fronte, lateral do rosto e pescoço (cabelo comprido). Produtos que contêm óleo para dar brilho aos cabelos ou para hidratar o cabelo podem causar este tipo de acne. Deve-se enxaguar bem o cabelo no chuveiro e depois lavar o rosto no lavatório com água fria ou morna.

Quando o dermatologista prescrever medicamentos à base de retinoides alguns cuidados são necessários:

• Retinoides tópicos podem causar inicialmente uma “irritação” da pele (vermelhidão, descamação ou ardência) e algumas estratégias são necessárias para reduzir a “irritação”.

• Iniciar passando o medicamento duas vezes por semana e depois aumentar a frequência gradativamente à medida que a pele vai adquirindo tolerância. Pode-se aumentar um dia a cada semana, pois a irritação pode ocorrer somente depois de • vários dias de uso.

• Use o medicamento sempre à noite.

Como aplicar:

  • Usar água fria ou morna para lavar o rosto. Não use água quente.
  • Use sempre o sabonete ou loção de limpeza que foi prescrito pelo dermatologista e não esfregue a pele ao enxugar com a toalha.
  • Cuidado com a quantidade de medicamento. Geralmente a quantidade do tamanho de uma ervilha é suficiente para aplicar no rosto todo. Evite a área próxima aos olhos e próximo à boca, pois pode causar “irritação” ou descamação nestas áreas.
  • Não esfregue o medicamento na pele, passe o medicamento suavemente.
  • Sempre entre em contato com o dermatologista se apresentar irritação ou ardência. Se apresentar só ressecamento leve reduza a frequência de uso e passe um hidratante não-comedogênico. Se a irritação é moderada ou intensa suspenda o uso do medicamento e entre em contato com o dermatologista. Só volte a usar o medicamento com a orientação do dermatologista.
  • Evite adstringentes ou produtos abrasivos.

Medicamentos a base de retinoides aumentam a sensibilidade ao sol e devem ser associados ao uso de filtros solares não-comedogênicos.
Medicamentos retinoides não devem ser usados durante a gravidez. Consulte seu dermatologista ou obstetra se você estiver planejando engravidar.

Telefone

 (11) 2281-8712  
(11) 2978-5090 
 (11) 98426 0258

Agendamento

Segunda a sexta
9:00h às 13:00h - 14:00h às 18:00h

Email

contato@fatimavieira.com.br

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação.


(Este campo não deve ser preenchido!)

Os dados contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica. Os resultados descritos podem variar de acordo com a resposta individual. As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais e estas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais. As informações aqui expostas obedecem ao manual de ética para sites de medicina e saúde do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Copyright © 2016 - fatimavieira.com.br. Todos os direitos reservados.
<hotpage/>©