Queratoses Actínicas
A queratose actínica (QA) se apresenta como um pápula avermelhada e escamosa nas áreas mais expostas do corpo, como o rosto e antebraços e são consideradas lesões pré-cancerosas. Estas lesões necessitam de tratamento, pois 2 a 15 % destas lesões evoluem para câncer de pele, o carcinoma espinocelular. Vários tratamentos diferentes podem ser utilizados.
Os principais são:
• Crioterapia com nitrogênio líquido – Nesta forma de tratamento ocorre inchaço e vermelhidão no local da aplicação, que depois pode evoluir para formação de bolha e crosta. Deve-se cuidar da ferida conforme a orientação do dermatologista.
• Quimioterapia tópica com 5-fluorouracil ou imiquimod – Deve-se seguir a orientação do dermatologista quanto à forma de aplicar o creme, número de vezes por dia, por quanto tempo. No local da lesão ocorre inchaço, vermelhidão, bolhas e crosta.
• Terapia fotodinâmica (PDT) – este tratamento é realizado no consultório do médico e consiste na aplicação de uma medicação na região e depois a incidência de uma luz específica.
A escolha do tipo de tratamento depende da localização e do número de lesões. Estes tratamentos aumentam a sensibilidade ao sol e devem ser associados ao uso de filtro solar durante o dia, além do fato que o uso regular de filtro solar ajuda a prevenir o surgimento de novas queratoses actínicas.