Envelhecimento da Pele
A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como também no envelhecimento precoce da pele. Envelhecer faz parte da nossa história, mas cuidados básicos podem suavizar seus efeitos. Assim, rugas e cabelos brancos podem ser adiados com uma vida saudável, boa alimentação, bastante água, prática de exercícios físicos e proteção do sol.
A pele envelhecida se caracteriza por ser fina, sem elasticidade, apresentar rugas finas e aprofundamento das linhas de expressão. O envelhecimento pode se dar pelas características genéticas que herdamos ou devido a fatores ambientais e hábitos de vida, como fumo, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos etc.
Os radicais livres são os maiores causadores do envelhecimento cutâneo, eles se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e da elastina (elastose solar). A elastose solar produz as rugas características da pele fotoenvelhecida.
Alterações da pele do rosto de acordo com a idade:
- Idade de 20-30 anos: embora a pele seja ainda suave e macia, linhas de expressão começam a aparecer na testa e ao redor dos olhos. Pode desenvolver acne, mesmo que não tenha tido na adolescência e algumas cicatrizes de acne podem ocorrer.
- Idade de 30-40 anos: "Pés de galinha" aparecem ao redor dos olhos e as linhas da fronte se aprofundam, como as linhas entre as sobrancelhas, as dobras naso-labiais (linhas que ficam entre o nariz e a boca) e linhas abaixo dos cantos da boca começam a aparecer (bigode chinês). Manchas marrons, manchas de sol e outros sinais de danos causados pelo sol começam a aparecer.
- Idade de 40-50 anos: linhas "do fumante" aparecem acima da parte superior do lábio, o “bigode chinês” se aprofunda e o queixo se alonga. A fronteira entre a pele e o vermelhão do lábio perde definição. Linhas de expressão se aprofundam em torno da boca, fronte e há perda do contorno do rosto devido à flacidez da face e pescoço.
- Idade de 50-60 anos: Há uma redistribuição da gordura facial suavizando a definição das bochechas. As manchas solares aumentam de número e tamanho. A flacidez se agrava e as linhas de expressão continuam se aprofundando.
Fatores relacionados ao envelhecimento da pele:
- Radiação solar - A exposição solar provoca várias alterações de pigmentação da pele, como as manchas, pintas e sardas. A pele fotoenvelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer e lesões pré-cancerosas.
- Cigarro - Pessoas fumantes possuem marcas mais acentuadas de envelhecimento na pele. O fumo reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce, perda de elasticidade e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.
- Álcool - O consumo de álcool influi no metabolismo. Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, consumido moderadamente, que contém flavonoides, que têm ação antioxidante.
- Movimentos musculares - O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos da mímica da face aprofunda as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos. Já a atividade muscular corporal é importante para o organismo como um todo, tornando a pessoa mais disposta, melhorando seu físico e também a sua saúde.
- Bronzeamento Artificial - A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e formação de câncer de pele.
- Alimentação - Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Assim como a ingestão de líquidos é importante para a saúde geral e também para a hidratação do organismo, a dieta é importante para manter a pele saudável. Uma dieta balanceada consiste em: água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, etc. Enfim, toda a gama de alimentos que contenham as vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres.
Tratamento do Fotoenvelhecimento
Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento começa com o uso de filtro solar!
Outros tratamentos podem ser indicados pelo dermatologista para atenuar os efeitos danosos do sol, como cremes tópicos que ativam o colágeno ou anti-radicais livres,peelings químicos, técnicas de preenchimento para atenuar as rugas, aplicação de medicamentos, laser, radiofrequência, cirurgias e outros.
O dermatologista deverá ser consultado para fazer a indicação e prescrever o melhor tratamento para cada caso. Maiores detalhes no item de dermatologia estética.