Menu  

Área Restrita

Esqueceu a Senha?

Psoríase


A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as lesões podem estar apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, as lesões se espalham por toda a pele. Frequentemente há acometimento das unhas. As articulações também podem ser afetadas, causando a artrite psoriásica.

 

Quem pode desenvolver a doença?

A psoríase não escolhe sexo ou idade. Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença, que não é contagiosa. As lesões trazem prejuízos à qualidade de vida dos portadores, seja pela coceira que pode estar presente, seja por lesões em locais visíveis ou grandes áreas acometidas, comprometendo a interação com outras pessoas e a autoestima.

A psoríase é causada por vários fatores, entre eles um componente genético. Seu aparecimento e sua piora podem estar associados a medicamentos, infecções, uso de álcool, tabagismo e estresse emocional. A psoríase NUNCA é adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com um indivíduo portador da doença.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado pelo médico dermatologista, através do exame clínico e,  algumas vezes, é complementada pela realização de biópsia, quando um pequeno fragmento de pele é analisado em um microscópio.
Muitas doenças de pele se assemelham à psoríase, sendo necessária a avalição de um médico especialista. Um diagnóstico incorreto pode gerar confusão com outras doenças de pele, e tratamentos inadequados podem piorar as lesões de psoríase.

Os portadores de psoríase apresentam uma grande melhora quando bem conduzidos e tratados adequadamente, pois a psoríase evolui em surtos de novas lesões e períodos de remissão, sem doença. São várias as formas e opções de tratamento, e a melhor escolha depende da avaliação do dermatologista e do diálogo com o paciente. Muitos pacientes mantêm a psoríase sob controle, levando uma vida normal, enquanto outros apresentam lesões de difícil tratamento, variando de caso a caso.

Quem tem Psoríase deve fazer o quê?

Fazer o tratamento seguindo as orientações do seu dermatologista.

Onde estas lesões aparecem?

Na maioria dos casos elas aparecem nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas, palma das mãos e plantas dos pés. Podem atingir articulações provocando dor e inchaço. Em outros, as lesões se espalham por toda a pele.

A psoríase tem cura?

Não tem cura, mas tem controle. Quem tem psoríase tem que se cuidar.

A vida muda para quem tem psoríase?

O paciente pode e deve ter vida normal, sem esquecer-se das orientações do seu médico.

Por falta de informação, as pessoas têm preconceito em relação ao doente, por causa das lesões, por achar que elas são transmissíveis, ou seja – “pegam” de uma pessoa na outra. Devemos debelar esse preconceito. Isso faz com que alguns doentes se sintam envergonhados tornando-se isolados, e às vezes deprimidos em seus ambientes sociais e de trabalho.

Fonte: Campanha de Conscientização da Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Telefone

 (11) 2281-8712  
(11) 2978-5090 
 (11) 98426 0258

Agendamento

Segunda a sexta
9:00h às 13:00h - 14:00h às 18:00h

Email

contato@fatimavieira.com.br

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação.


(Este campo não deve ser preenchido!)

Os dados contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica. Os resultados descritos podem variar de acordo com a resposta individual. As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais e estas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais. As informações aqui expostas obedecem ao manual de ética para sites de medicina e saúde do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Copyright © 2016 - fatimavieira.com.br. Todos os direitos reservados.
<hotpage/>©