Verrugas Virais
As verrugas virais são lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Elas podem se disseminar e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.
As verrugas virais podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização e formato:
• Verruga vulgar: São lesões elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada e podem apresentar um pontilhado escuro na superfície. Isoladas ou coalescentes, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro. Acomete mais as extremidades, sendo muito frequentes nas mãos, cotovelos e joelhos. Ocorre mais nas crianças e adolescentes.
• Verruga peri-ungueal: São verrugas vulgares localizadas na borda ao redor das unhas. São de tratamento mais difícil, pois se estendem para dentro da dobra ungueal.
• Verruga plana: São verrugas achatadas, pequenas, de superfície plana e em grande número. As regiões mais atingidas são a face e os membros. Ocorre mais em adolescentes.
• Verruga plantar: Acomete a sola dos pés e crescem para dentro da pele e são, muitas vezes, confundidas com calos. A superfície irregular e os pontos escuros no seu interior ajudam na diferenciação. O paciente reclama de dor ao pisar.
• Verruga filiforme: São verrugas afiladas e que ocorrem com mais frequência na face e no pescoço. É mais facilmente encontrada nas pessoas idosas.
• Verruga genital ou condiloma acuminado: este tipo de verruga é encontrado na região genital ou perianal. As lesões são mais úmidas, maceradas e sua coloração varia de esbranquiçada a escura. Apresentam tamanho variado, que vão de pequenos pontos a grandes lesões vegetantes (aspecto de couve-flor). Mais comum em adultos e pode ser adquirida por transmissão sexual.
Tratamento:
Consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), pela criocirurgia (destruição das lesões por congelamento com nitrogênio líquido) ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas para o tratamento de verrugas resistentes aos tratamentos convencionais. O tratamento adequado para cada caso deve ser indicado pelo médico dermatologista.