Menu  

Área Restrita

Esqueceu a Senha?

Úlcera de perna


Úlcera venosa ou úlcera de estase, ferida que surge nas pernas e/ou pés devido à estase, ou seja, dificuldade do sangue voltar para o coração por uma incompetência das veias das pernas. Ela apresenta uma predisposição genética e ocorre com mais frequência em indivíduos sedentários, obesos ou que permanecem longos períodos em pé ou sentados.

Manifestações clínicas:

As úlceras são feridas abertas e fundas nas pernas, em geral pouco dolorosas e que demoram muito para cicatrizar. Localizam-se de preferência sobre os tornozelos e surgem após pequenos traumatismos, que forma uma pequena ferida que não cicatriza e vai gradativamente aumentando de tamanho.

Comumente estão acompanhadas de varizes e de áreas de alergia ao redor da ferida, ou seja, o eczema de estase. O eczema caracteriza-se por uma área avermelhada, descamativa e com coceira.

Tratamento:

O mais importante são as orientações a serem seguidas, pois a maioria irá melhorar apenas com estas medidas:

• Procurar movimentar as pernas e pés o máximo possível é fundamental, pois ajuda a melhorar o retorno do sangue venoso perna acima;

• Fazer atividades físicas, como caminhar, pedalar e nadar, são excelentes. A musculação não está indicada;

• Usar meias elásticas, que devem ser calçadas ao acordar, de preferência antes de sair da cama e removidas antes de dormir. Existem vários tipos de meias elásticas, as mais indicadas são de média e forte compressão. Cuidado! As meias elásticas não podem ser utilizadas sem indicação médica, pois alguns tipos de úlceras das pernas, como as úlceras hipertensivas, podem se agravar com o uso delas.

• Permanecer o máximo de tempo possível com as pernas elevadas, utilizando uma almofada abaixo dos calcanhares quando for se deitar, ler ou assistir televisão. Para que a elevação das pernas seja efetiva, basta estar acima do nível do coração;

• Os curativos são úteis e devem ser orientados pelo médico, pois ajudam a acelerar a cicatrização destas úlceras, se as orientações gerais forem rigorosamente cumpridas. Os cremes de antibióticos estão cada vez mais caindo em desuso devido à resistência bacteriana que causam e os antibióticos orais, quando necessário é receitado pelo médico. A erisipela é uma complicação frequente nestes pacientes e por ser um quadro grave, deve-se procurar atendimento médico o mais rapidamente possível. Medicamentos para melhorar a circulação também podem ser úteis.

 

Telefone

 (11) 2281-8712  
(11) 2978-5090 
 (11) 98426 0258

Agendamento

Segunda a sexta
9:00h às 13:00h - 14:00h às 18:00h

Email

contato@fatimavieira.com.br

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação.


(Este campo não deve ser preenchido!)

Os dados contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica. Os resultados descritos podem variar de acordo com a resposta individual. As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais e estas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais. As informações aqui expostas obedecem ao manual de ética para sites de medicina e saúde do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Copyright © 2016 - fatimavieira.com.br. Todos os direitos reservados.
<hotpage/>©