Dermatite Atópica
Dermatite atópica é uma alergia crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Ela afeta geralmente indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica. Essas três doenças são conhecidas como as doenças atópicas. Trata-se de uma doença comum que acomete 10 a 15% da população em geral em alguma época da vida.
A sua causa exata é desconhecida. A dermatite atópica não é uma doença contagiosa e sim uma doença de origem hereditária. Quando um dos pais tem uma condição atópica (asma, rinite alérgica ou dermatite atópica) a criança tem aproximadamente 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica. Já quando os dois pais apresentam uma doença atópica, a criança tem mais de 50% de chance de também apresentar doença atópica. A dermatite geralmente aparece no primeiro ano de vida e cerca de 60% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento das lesões antes dos 5 anos de idade.
A dermatite atópica apresenta-se de diferentes formas dependendo da idade do paciente. A coceira está sempre presente. Na infância, as lesões de pele são mais avermelhadas, podendo até minar água e localizam-se na face, tronco e superfícies externas dos membros. Nas crianças maiores e nos adultos, as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo, como pescoço, dobras do cotovelo e atrás do joelho, e são mais secas, escuras e espessadas. Em casos mais graves, pode acometer boa parte do corpo.
Frio extremo, umidade baixa do ar, temperaturas altas ou mudanças bruscas de temperatura podem piorar a dermatite. O aumento da transpiração causado pelo calor ou por exercícios físicos podem resultar em aumento da coceira. Algumas vezes, gripes e resfriados podem causar uma piora da dermatite.
Existem diversos medicamentos que ajudam no controle da dermatite, como corticoides, imunomoduladores tópicos, raios ultravioleta, etc. O médico deverá sempre ser consultado, pois alguns medicamentos podem levar a efeitos colaterais no longo prazo, como a atrofia (ou afinamento) da pele e estrias. Os anti-histamínicos (ou antialérgicos) orais são usados para controlar a coceira, principalmente no período noturno. Os antibióticos também podem ser usados.
Alguns cuidados são importantes:
• Evitar contato com substâncias irritantes, como produtos químicos em geral.
• Evitar roupas de lã ou de fibras sintéticas. Preferir roupas de algodão.
• Evitar usar amaciante de roupas.
• Evitar roupas de cor escura.
• Evitar ambientes com poeira. O ambiente deve ser bem arejado, desprovidos de muitos móveis, cortinas, carpetes, almofadas, livros e bichos de pelúcia.
• Evitar fumaça de cigarro.
• A pele seca é um dos fatores que mais contribuem para a piora da dermatite, portanto é importante o uso de hidratante neutro nos três primeiros minutos após o banho.
• O banho deve ser rápido, com água morna e uma vez ao dia. Evitar uso excessivo de sabonetes e buchas.
• Preferir sabonete de glicerina neutro em barra. Evite sabonetes líquidos ou que façam muita espuma, pois estes desengorduram muito a pele deixando-a mais seca.
Estas orientações são importantes para controlar a dermatite atópica. Há Grupos de Apoio com o objetivo principal de melhorar o apoio médico e psicológico ao paciente portador de dermatite atópica. Para maiores informações veja o site da AADA (Associação de Apoio à dermatite atópica).