Menu  

Área Restrita

Esqueceu a Senha?

Rosácea (acne rosácea)


A rosácea é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente os adultos após os 30 anos de idade, sendo mais frequente nas mulheres. A causa é desconhecida. O parasitaDemodex folliculorum, presente nos folículos pilo-sebáceos, parece estar envolvido com a doença apenas de forma oportunista.

Certos alimentos podem piorar o quadro em alguns pacientes, como bebidas alcoólicas, condimentos, picles, pimenta e molhos quentes. Além disso, os contrastes de temperatura (como frio e calor intenso), a exposição solar e vento no rosto podem estar implicados na piora das lesões.

Manifestações clínicas:

A doença se inicia com vermelhidão, principalmente da região central da face, a princípio transitória (“flushing”), tornando-se depois persistente. Com a progressão da doença surgem pequenos vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), lesões avermelhadas e elevadas (pápulas) e pústulas (com pontos de pus, que parecem espinhas), daí a denominação acne rosácea, pela semelhança com a acne.

Casos mais graves podem atingir toda face, com inflamação e inchaço da pele, formando placas avermelhadas e nódulos. Alguns pacientes podem apresentar alterações oculares inflamatórias (conjuntivite, inflamação da córnea, íris e da pálpebra). Nos homens, o quadro pode ser mais grave e pode levar ao surgimento da “rinofima”, ou seja, aumento do volume do nariz.

Tratamento:

A rosácea é uma doença de curso crônico e há tratamentos que ajudam a mantê-la sob controle.  Devem-se evitar os fatores que provocam a sua piora, como: frio intenso, sol e certos alimentos citados no início do texto, caso se perceba que pioram o quadro. Utilizam-se antibióticos por via oral até se obter a melhora. Depois a dose é diminuída gradativamente e a manutenção é feita com medicamentos de uso tópico.

A indicação do tratamento adequado e a sua duração vai depender da intensidade de cada caso, devendo ser definida pelo médico dermatologista. Quanto às telangiectasias, elas podem ser esclerosadas através da fulguração ou laser. O tratamento do rinofima é cirúrgico ou com laser.

Telefone

 (11) 2281-8712  
(11) 2978-5090 
 (11) 98426 0258

Agendamento

Segunda a sexta
9:00h às 13:00h - 14:00h às 18:00h

Email

contato@fatimavieira.com.br

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação.


(Este campo não deve ser preenchido!)

Os dados contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica. Os resultados descritos podem variar de acordo com a resposta individual. As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais e estas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais. As informações aqui expostas obedecem ao manual de ética para sites de medicina e saúde do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Copyright © 2016 - fatimavieira.com.br. Todos os direitos reservados.
<hotpage/>©