Micoses
Manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), podem ser micoses. Existem diversos tipos de micoses, todas causadas por fungos.
Pitiríase versicolor
É uma micose muito frequente, conhecida como “pano branco”. São manchas pequenas como um confete, agrupadas ou isoladas, que normalmente aparecem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Na superfície tem uma descamação fina e pode apresentar tonalidades diferentes, variando entre o branco, rosado ou castanho. Pessoas de pele oleosa ou que apresentam sudorese intensa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose. O tratamento pode ser feito com medicamentos locais ou orais. No entanto, esta micose pode voltar a aparecer por várias vezes.
Tinhas
É uma micose que apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam. As tinhas aparecem em qualquer lugar do corpo, sendo que conhecemos as dos pés como “pé-de-atleta”. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo. Forma-se uma placa com crostas e coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região. A tinha do couro cabeludo pode passar de uma criança para outra.
Onicomicoses
São as micoses das unhas, tanto dos pés quanto das mãos. O tratamento é feito com medicamentos locais ou orais, sempre orientado por um dermatologista. Evitar usar medicações tópicas antes de procurar um dermatologista, pois isto pode dificultar o isolamento do fungo nos exames necessários para definir o tratamento. Lembrando também que há outras doenças que podem acometer as unhas como a psoríase, o líquen plano, etc.
Medidas importantes para evitar as micoses:
• Secar bem a pele após o banho, principalmente as axilas, virilha e entre os dedos dos pés.
• Evitar ficar com as roupas molhadas por tempo prolongado.
• Evitar roupas sintéticas, quentes e justas principalmente no verão.
• Prefira roupas de algodão
• Não andar descalço em ambientes de uso coletivo e úmidos (vestiários, saunas, etc)
• Evitar compartilhar objetos pessoais como roupas, calçados, pentes, toalhas e bonés.
• Usar luvas ao mexer em terra ou areia.
• Verificar se a manicure ou podólogo faz a esterilização adequada dos instrumentos (de preferência com autoclave) ou utilize somente o seu material.
• Lixas de unha devem sempre ser descartadas após o uso.