Biópsia
Consiste na retirada de um fragmento de pele para exame, incluindo todas as suas camadas (epiderme, derme e hipoderme) com a finalidade de esclarecer ou confirmar o diagnóstico. É realizado com anestesia somente no local onde o fragmento de pele será retirado. Utiliza-se um bisturi ou punch para remover o fragmento de pele.
O punch é um instrumento cortante arredondado semelhante a um canudo que remove um fragmento de pele arredondado que pode variar de 2 a 6 mm de diâmetro. Para fechar a ferida utiliza-se a sutura (pontos), que são retirados após 7 a 10 dias. Alguns casos não necessitam de sutura. O material retirado é enviado para um laboratório onde será submetido a um exame com microscópio, o exame anatomopatológico.
O exame anatomopatológico pode revelar alterações que são características de determinada doença e determinar o diagnóstico, porém também pode apresentar características que estão presentes em mais de uma doença. Neste último caso, a correlação destes achados com as manifestações clínicas ajudam o dermatologista a chegar a um diagnóstico mais preciso.